O lugar escolhido para intervir no Bairro das Campinas (1965) é localizado entre quatro blocos de habitação, utilizado pelos residentes sobretudo durante as festividades de São João. É um lugar que tem “caminhos” “desenhados” pelos moradores, marcas do tempo que foram o ponto de partida para a definição do programa e da implantação de dois equipamentos pensados sobretudo para as crianças e para ser apoio para a organização de festas na rua.
Projetados com a assistência técnica do engenheiro Hélder Sousa (Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho) e construídos com o apoio da empresa J.Pinto Leitão e outras entidades no âmbito da construção, como a R6 Living – Engenharia de Construção e Reabilitação S.A e a AMF Shoes, o laboratório “O Lugar de Partilha” desenhou dois equipamentos: “Bicho” e “Teatrinho”.
“Bicho” é uma espécie de playground, um parque infantil que se desenvolve no terreno ao longo de 27 metros. Corre entre as árvores. É um banco para sentar que de repente se transforma em mesa de jogos, torna-se um apoio para descansar ou simplesmente um ponto para observar a paisagem urbana envolvente. Será construído em barrotes de madeira de 7x7cm e pontualmente revestidos com tábuas maciças de 2,5cm em madeira.
“Teatrinho” é um coreto que se eleva, destacando-se levemente do terreno. Tem uma área de implantação de 5x5m e uma altura máxima de 6 metros. Também será construído com estrutura em vigas e pilares de madeira 10x10cm.
Os dois equipamentos serão apoiados em pré-fabricados de betão (tipo lancil maciço) embutidos no terreno, com a possibilidade de ser removidos em qualquer altura.
A inauguração de “Bicho e Teatrinho” está marcada para o dia 11 de agosto às 17h com a atuação do duo musical convidado pela Junta de Freguesia de Ramalde.
Please Share!